Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo
O “antigo BIG”, um supermercado fora de operação em São Leopoldo, agora serve como um refúgio temporário para mais de 600 animais, principalmente cães, que foram separados de seus donos devido à enchente do Rio dos Sinos. Desde o início da catástrofe, muitos animais foram deixados para trás, e este local tem sido essencial para garantir que eles tenham onde ficar.
Com a enchente elevando rapidamente o nível da água no Vale dos Sinos, muitos pets ficaram desabrigados. A resposta veio no último domingo (12) quando os proprietários do espaço, em colaboração com a Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa), decidiram abrir suas portas para acolher centenas de cães e alguns gatos, contando com o apoio de voluntários.
André Ellwanger, secretário da Sempa, destaca a urgência de mais ajuda voluntária. “Precisamos de pessoas para passear com os cães e dar-lhes carinho. Recebemos muitas doações, por isso também precisamos de ajuda para organizar os suprimentos, como ração e pallets“, explica.
Na chegada ao supermercado, cada animal passa por uma triagem realizada por veterinários, é cadastrado e acomodado em uma das várias casinhas disponíveis. O espaço amplo está equipado com áreas para alimentação, água, brinquedos e descanso.
Animais aguardam ansiosamente a chance de reencontrar seus donos. Outros já tiveram a alegria do reencontro, enquanto que alguns aguardam adoção temporária. Há também casos em que os donos identificam seus pets, mas enfrentam a triste realidade de não poder levá-los de volta para casa devido à perda de suas moradias.