Foto: Mauricio Tonetto / Secom
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) anunciou o envio de bombas de escoamento de alta capacidade para o Rio Grande do Sul, com o objetivo de ajudar a controlar as enchentes que têm afetado o estado. Esses equipamentos são capazes de transferir cerca de mil litros de água por segundo, volume suficiente para encher uma piscina olímpica em apenas 30 minutos.
Essas bombas já foram empregadas na Região Metropolitana de SP durante a crise hídrica de 2014, especialmente no Sistema Cantareira, onde foram usadas para bombear água do volume morto para áreas mais altas. Agora, 18 conjuntos de bombas serão enviados para o RS, com quatro sendo transportadas por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e as demais por rodovias, com o suporte do Exército. Os equipamentos devem chegar hoje (17) às cidades de Canoas e Porto Alegre.
As bombas são projetadas para serem flutuantes, o que permite que acompanhem o nível da água e minimizem a necessidade de realocação. Elas serão inicialmente instaladas nas áreas críticas para o escoamento de água e produção de água potável.
A Sabesp também enviou 57 profissionais ao estado, que estão trabalhando nas instalações afetadas pelas chuvas, como estações de tratamento, e na distribuição de água potável para a população.
Fonte: Portal G1-RS