Receita começa pagamento de restituição do Imposto de Renda

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Nesta sexta-feira (31), cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física recebem a primeira parte dos cinco lotes de restituição de 2024. Este lote inclui restituições residuais de anos anteriores e abrange todos os contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a reembolso.

Este é o maior lote de restituição na história do Imposto de Renda no Brasil, com a Receita Federal desembolsando um total de R$ 9,5 bilhões. Os pagamentos serão efetuados ao longo do dia, diretamente nas contas ou nas chaves Pix tipo CPF dos contribuintes, conforme cadastrado nas suas declarações.

Os contribuintes prioritários neste lote incluem idosos, professores cuja maior fonte de renda seja o magistério, e, devido às enchentes recentes, todos os contribuintes gaúchos. O maior grupo de beneficiados compreende 2,595,933 contribuintes entre 60 e 79 anos, seguido por 1,105,772 professores e 886,260 contribuintes gaúchos, totalizando mais de R$ 1 bilhão em restituições para esta região.

Além desses, 787,747 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou informaram chave Pix CPF, 258,877 idosos acima de 80 anos, e 162,902 contribuintes com alguma deficiência ou doença grave também estão incluídos neste lote.

Para verificar se está incluso no lote de restituição, os contribuintes podem consultar o site da Receita Federal, acessando “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer essa consulta através do aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis.