Professor da UFRGS afirma que Guaíba deve ficar abaixo da cota de inundação somente no fim deste mês

Foto: Giulian Serafim/PMPA

Rodrigo Paiva, professor do Instituto de Pesquisa Hidráulicas da UFRGS, projetou que Porto Alegre poderá continuar enfrentando inundações até o final de maio, no que ele classificou como “melhor dos cenários“. Em uma entrevista à Rádio Guaíba, ele explicou que a diminuição do nível do Guaíba tem sido gradual, com uma média de 25 centímetros por dia, sugerindo que o nível da água possa permanecer acima dos 3 metros até o fim do mês.

O professor destacou que esta projeção é otimista, assumindo que não ocorrerão novas chuvas significativas na próxima semana. No entanto, ele mencionou que as previsões meteorológicas se tornam menos precisas para períodos superiores a uma semana, o que acrescenta incerteza ao cenário.

“Temos dificuldades de prever duas semanas à frente, pela questão das chuvas. A previsão de chuva, a partir de uma semana, ela já é mais incerta. Por isso, trabalhamos com vários cenários,” explicou.

De acordo com a última atualização, às 13h40 desta sexta-feira (17), o nível do Guaíba foi registrado em 4,67 metros, e espera-se que permaneça acima de 4 metros até o início da próxima semana, mantendo a situação de alerta para a cidade.