Prefeitura de Porto Alegre pede que moradores dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus busquem abrigo após avanço da água nos locais

Foto: Reprodução

A Cidade Baixa, localizada na região central de Porto Alegre, sofre com severos alagamentos decorrentes da elevação do nível do Guaíba e do arroio Dilúvio. Conforme relatos dos moradores, até domingo pela manhã, a água havia atingido a conhecida rua João Alfredo. No entanto, nesta segunda-feira (6), o cenário se agravou com alagamentos originados do transbordamento de bueiros.

Os residentes da área enfrentam a falta de serviços essenciais como eletricidade e conexão à internet. Nas imediações do Shopping Praia de Belas, medidas emergenciais estão sendo tomadas, com caminhões bombeando água dos estabelecimentos comerciais para a avenida Borges de Medeiros, adjacente ao parque Marinha do Brasil.

De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a interrupção no fornecimento de energia elétrica na Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) 16, localizada na Rótula das Cuias, foi um pedido da CEE Equatorial para garantir a segurança. A água avança rapidamente, afetando especialmente as regiões da Cidade Baixa e Menino Deus.

A administração municipal está instruindo os cidadãos das áreas afetadas a procurarem abrigos seguros em residências de familiares ou nos espaços disponibilizados pela prefeitura, visando a proteção de todos diante deste episódio crítico de inundação.