Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Santa Rita
Rodrigo Battistella, prefeito de Nova Santa Rita, apresentou um projeto ao Ministro da Casa Civil, Rui Costa, para a construção de 219 moradias destinadas às vítimas das recentes enchentes. Durante o período de 27 de abril a 22 de maio, a cidade sofreu com mais de 700mm de chuvas, resultando em mais de 1.300 desabrigados e afetando 2.126 residências.
Os bairros mais impactados foram Berto Círio, Morretes e Porto da Figueira. O projeto das novas moradias inclui 160 apartamentos e 59 casas, parte do programa Minha Casa Minha Vida, com a Prefeitura fornecendo o terreno e o governo federal financiando a construção.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Juliano Furquim, destacou a urgência do projeto: “Nosso objetivo é agilizar o início das obras para atender rapidamente as necessidades de mais de 1 mil pessoas.” Rui Costa, Ministro da Casa Civil, indicou que um convênio para iniciar a construção, estimada em mais de R$ 25 milhões, poderá ser assinado em breve.
Além disso, Battistella anunciou a criação do Cartão Solidário, que oferecerá R$ 2 mil em auxílio direto a cada uma das 2.126 famílias afetadas. A previsão é que os cartões sejam distribuídos dentro de 20 dias.