Foto: Giulian Serafim/PMPA
A manhã de sexta-feira (3) em Porto Alegre foi marcada por caos no trânsito devido ao bloqueio da ponte do Guaíba e de várias ruas e avenidas da cidade, em razão dos severos alagamentos.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) bloqueou o acesso dos motoristas que tentavam se deslocar do centro da cidade para a zona Sul do estado e municípios próximos, como Eldorado do Sul e Guaíba, devido aos alagamentos na BR 290.
Os motoristas que precisavam chegar à zona Sul do RS e a Porto Alegre foram desviados para a nova ponte do Guaíba, onde a pista também apresentava acumulação de água na altura da ilha do Pavão. Moradores da região, enfrentando a inundação, montaram barracas no acostamento da rodovia.
A situação é crítica para os moradores da ilha do Pavão e de outras ilhas próximas, como Mauá, Grande dos Marinheiros, Pintada e Flores. Eles enfrentam escassez de alimentos, água e necessidades básicas.
Os alagamentos também tomaram conta de áreas significativas como a avenida Sertório e as ruas Voluntários da Pátria com Ramiro Barcelos e Garibaldi, dificultando a circulação de veículos.