Polícia desarticula esquema de golpe do Pix que seria destinado para vítimas de enchentes no RS

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil realizou a prisão de dois indivíduos em Santo André, São Paulo, acusados de participar de um esquema fraudulento utilizando o Pix falso, alegando ajudar vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul. A operação, que aconteceu nesta quarta-feira (15), resultou na execução de três mandados de prisão preventiva.

Um terceiro membro do grupo, junto com um adolescente, ainda estão sob investigação. De acordo com Vanessa Pitrez, diretora do Deic, o dinheiro obtido com a fraude era depositado em contas controladas pelo menor. A quantia total levantada pelo golpe está sendo verificada pelos bancos.

Fernando Sodré, chefe de Polícia, informou que já foram iniciados 50 inquéritos para apurar denúncias similares. Dessas, metade já foi concluída, resultando na remoção de perfis falsos online.

Denominada “Operação Dilúvio Moral”, a ação policial foi nomeada em referência aos desastres naturais recentes que serviram de pretexto para os golpes. A investigação também abrange a propagação de notícias fraudulentas que podem interferir no suporte às vítimas das enchentes.

“A Polícia Civil não vai tolerar golpes sobre isso. Não é um trabalho só de derrubar os perfis, mas também de encontrar essas pessoas na vida real e prendê-las. Não vamos tolerar. Vamos investigar a fundo”, afirmou.