Foto: Divulgação/ACNUR
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) começou a entrega de unidades de habitação emergencial e suprimentos essenciais ao Rio Grande do Sul nesta semana, conforme informou Miguel Pachioni, porta-voz da ACNUR no Brasil, à CNN. Essas unidades são parte de um esforço mais amplo para auxiliar as vítimas de desastres e crises na região.
As primeiras unidades de habitação, já utilizadas em Boa Vista (RR) para abrigar refugiados venezuelanos, são abrigos montáveis que podem ser usados no mesmo dia da entrega. Cada Unidade Habitacional de Socorro chega em dois pacotes planos, que incluem painéis de teto e parede, uma porta com fechadura, além de uma lâmpada e um carregador alimentados por energia solar.
Além das 200 habitações, o ACNUR planeja enviar mais 16 toneladas de itens de primeira necessidade nos próximos dias. Esses itens incluem colchões, cobertores, roupas, lonas, água e kits de higiene. Os funcionários da ACNUR, que partiram para a base militar de Canoas, na região metropolitana, no segundo fim de semana de maio, focarão na gestão de abrigos provisórios e no atendimento às necessidades urgentes da população.
Davide Torzilli, representante do ACNUR no Brasil, destacou que o apoio não se limitará ao envio de materiais. “Vamos apoiar a gestão de abrigos, monitorar as necessidades da população e compartilhar informações confiáveis“, afirmou. As ações do ACNUR também incluirão a documentação da população refugiada afetada pela crise.