Foto: Wikimedia Commons
Um vídeo viral no TikTok da escritora Courtney Henning Novak sobre “Memórias Póstumas de Brás Cubas” disparou as vendas do clássico de Machado de Assis, tornando-o o livro mais vendido na categoria de Literatura Latino-Americana e Caribenha na Amazon dos Estados Unidos.
Para aqueles interessados em explorar ou redescobrir o trabalho de Machado de Assis, existe uma forma possível de fazê-lo sem custo. Um site dedicado ao escritor oferece acesso gratuito a todos os seus livros em formato PDF.
O projeto chamado Coleção Digital Machado de Assis, que foi lançado no centenário do escritor, é uma iniciativa conjunta do Portal Domínio Público — uma biblioteca digital gerida pelo Ministério da Educação — e do Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.
O site é colaborativo e aceita contribuições de pesquisadores, especialistas e do público em geral, que podem enviar textos para publicação. Além disso, conta com uma seção de vídeos produzidos pela TV Escola que detalham a vida e obra do autor, enriquecendo ainda mais o entendimento sobre suas histórias e seu legado.
Confira aqui o projeto e acesse as obras de Machado de Assis.