Foto: Julio Ferreira/ PMPA
A nova rota de ajuda humanitária, conectando a Avenida Castelo Branco à elevada da Conceição em Porto Alegre, será aberta ao tráfego nesta sexta-feira (10), conforme anunciado pelo secretário de Obras e Infraestrutura da cidade, André Flores.
O secretário informou que a construção da via já foi concluída, faltando apenas finalizar a sinalização e remover uma passarela em frente à rodoviária para facilitar o acesso de caminhões altos.
A previsão inicial era de que a passarela fosse removida na noite de quinta-feira (9), mas devido a preocupações com a segurança, a operação foi adiada para a manhã de sexta-feira e realizada com sucesso.
Esta intervenção envolveu cortar as extremidades da passarela, que é feita de concreto e, uma vez removida, não poderá ser reaproveitada.
Funcionamento da Rota Alternativa:
A rota alternativa será utilizada exclusivamente para a entrada de ajuda humanitária, sendo capaz de suportar veículos pesados, incluindo caminhões. Não estará aberta para passeios. Durante o tráfego de caminhões da avenida para o túnel, o trânsito em direção à rodoviária será bloqueado temporariamente para organizar a passagem segura.
Além de facilitar a logística de ajuda, a abertura desta “estrada” temporária visa aliviar o congestionamento na RS-118 durante o período crítico. A prefeitura também considera a possibilidade de construir vias similares em outras áreas afetadas por inundações na cidade.