Foto: Gustavo Garbino/ PMPA
O nível do rio Guaíba, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, registrou um novo aumento e está próximo de superar os recordes anteriores. De acordo com a Agência Nacional de Saneamento Básico (ANA), uma medição realizada às 7h43 desta terça-feira (14) indicou um nível de 5,20 metros.
Pesquisas conduzidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apontam que o rio pode alcançar ou até superar 5,35 metros entre esta terça-feira e a quarta-feira subsequente. Esse possível novo pico ocorre após o rio ter registrado um recorde de 5,33 metros no dia 5 de maio.
Como medida preventiva, a prefeitura de Porto Alegre implementou barricadas com sacos de areia de até 1,80 metros de altura para tentar controlar o avanço das águas. O prefeito Sebastião Melo, expressou preocupação com o aumento no número de pessoas afetadas pelas inundações e aconselhou a população a evitar retornar para suas casas por enquanto.
Com o aumento repentino do nível das águas, moradores do bairro Lami, localizado no extremo sul de Porto Alegre, foram forçados a evacuar suas residências na noite de terça-feira. O Corpo de Bombeiros atuou na região e aproximadamente 300 pessoas foram retiradas de suas casas devido ao risco iminente.