Foto: Giulian Serafim/PMPA
Após 10 dias de inundações, os níveis de água começaram a baixar nos bairros centrais de Porto Alegre, como Centro Histórico, Cidade Baixa e Menino Deus, trazendo alívio para os moradores, mas também desafios.
Com o recuo das águas, que haviam subido devido ao desligamento da estação de bombeamento Menino Deus em 6 de maio, residentes enfrentam agora o mau cheiro e a presença de animais mortos, além de muito lixo acumulado.
Em entrevista para o Correio do Povo, Krysleine Nepomuceno, moradora da área, atribui o odor desagradável à água dos bueiros que se misturou com a enchente, ressaltando a importância do descarte correto de resíduos para evitar entupimentos e facilitar o escoamento.
Durante a enchente, moradores também relataram a presença de ratos e baratas. No entanto, o foco das equipes de limpeza da prefeitura, lideradas pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que iniciaram a limpeza intensiva na região na quarta-feira (15), ainda não está nos animais mortos, mas nos resíduos mais volumosos.
Cerca de 70 garis estão envolvidos nos trabalhos de limpeza, que ainda não foram concluídos, o que impede a divulgação de dados precisos sobre a quantidade de detritos removidos.
Os resíduos, incluindo os animais mortos encontrados, estão sendo encaminhados para aterros sanitários da cidade.