Foto: Reprodução
Um assunto tem gerado muita polêmica em Pelotas, na região sul do Estado. A cidade, que enfrenta a enchente com a elevação da Lagoa dos Patos, que recebe as águas do Guaíba, conta com diversos pontos de alagamento, principalmente nas encostas da Lagoa, assim como do canal São Gonçalo e do Arroio Pelotas. Nesta quinta-feira (16), um vídeo começou a circular nas redes sociais mostrando bombas expulsando as águas de um condomínio em área nobre e largando esta em outro bairro do município.
No vídeo em questão, a pessoa que grava afirma: “Adivinha para onde vai? Pessoal pobre lá do outro lado. Tira do rico e bota no lugar dos pobres“. O local em questão é o condomínio Lagos de São Gonçalo, que, assim como o nome, fica próximo ao canal, que atingiu 3 metros nesta quinta.
Por meio de uma publicação nas redes sociais, a prefeitura de Pelotas afirma que a ação não tem relação com o governo e que a instalação não foi autorizada. Também foi informado que o Ministério Público foi notificado sobre o caso, que rapidamente encaminhou a diligência da Patram ao condomínio, que confirmou a existência da bomba.
O local, por sua vez, emitiu uma nota afirmando que “nunca cogitou colocá-las [bombas] em funcionamento para extravasar águas em prejuízo de terceiros, pois esse mesmo sistema de escoamento ocorre de forma natural e pacífica há mais de dez anos”. O comunicado ainda afirma que “optou pela retirada da mesma, perante a repercussão negativa do fato”.