Foto: Divulgação
Após perderem suas residências por conta das enchentes, cerca de 150 moradores de Estrela, no Vale do Taquari, estão morando em um acampamento improvisado com barracas às margens da ERS-129, na Transantarita. Entretanto, as 42 famílias agora vivem outro drama após serem intimadas a desocuparem o local no prazo de dez dias.
Os moradores foram intimados na manhã desta quarta-feira (29), data que a decisão começa a valer, com documento entregue por oficiais de justiça e pela Brigada Militar. Há pena de retirada compulsória em caso de não cumprimento, conforme decisão do Tribunal de Justiça
A cidade de Estrela foi uma das mais afetadas pelas enchentes. Segundo a prefeitura, no auge das inundações, 75% do território ficou submerso. Um dos pontos que dá dimensão da destruição é a situação do bairro Moinhos, que não receberá mais infraestrutura de água, energia elétrica, esgoto e equipamentos públicos como postos de saúde e escolas. A medida atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e visa desestimular o retorno a essas áreas. Na prática, o local poderá se transformar em um “bairro fantasma”.