Foto: Mauricio Tonetto / Secom
A MetSul Meteorologia alerta para um grave risco de repique de cheia dos Rios Gravataí e dos Sinos na Grande Porto Alegre devido aos volumes de chuva previstos para ocorrer até segunda-feira (13).
Segundo a MetSul, o repique deve ocorrer na semana que vem. Os dois rios baixam neste momento na região metropolitana, o Sinos com maior rapidez, mas tendem a voltar a subir na próxima semana à medida que chega uma nova onda de vazão provocada pela chuva volumosa que cairá no fim de semana.
Neste sábado (11), as bacias dos rios do Sinos e Gravataí terão um dia muito chuvoso e chove por vezes com intensidade moderada a forte com trovoadas. Haverá novos períodos de chuva torrencial.
Já amanhã (12), os cursos do Sinos e Gravataí recebem mais águas. Chove no decorrer do dia e com elevados volumes pela chuva moderada a forte que será torrencial em alguns instantes. Na segunda (13), por sua vez, chove e garoa no decorrer do dia com menores volumes e podem ocorrer momentos de melhoria no decorrer do dia.
Os maiores acumulados previstos, de 100 mm a 200 mm, se concentram entre a Grande Porto Alegre, o Litoral Norte e o Sul da Serra.
Justamente entre a Serra e o Litoral Norte estão as nascentes dos rios Gravataí e dos Sinos, nas áreas de Caraá e São Antônio da Patrulha, por exemplo. A vazão deste novo evento de chuva que gerará um repique preocupante, porque o Sinos e o Gravataí ainda estão muito altos, ainda encontrará o Guaíba muito alto, criando um cenário de alto risco de Taquara a Canoas na bacia do Sinos e em Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, o Norte de Porto Alegre e Alvorada (Arroio Feijó), no caso do Rio Gravataí.