Foto: Ricardo Stuckert/P.R
Em sua terceira visita ao Rio Grande do Sul desde o início da crise causada pelas enchentes devastadoras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou nesta quarta-feira (15) a implementação do Vale Reconstrução, um benefício financeiro de R$ 5,1 mil destinado às famílias afetadas. O anúncio ocorreu em uma cerimônia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo.
O Vale Reconstrução será concedido às famílias que sofreram perdas significativas durante as inundações, conforme verificação da Defesa Civil local. A expectativa é que cerca de 200 mil famílias sejam beneficiadas, totalizando mais de R$ 1,2 bilhão em repasses, que serão efetuados via Pix pela Caixa Econômica Federal.
“Todas as pessoas que perderam seu objetos. A comprovação se dará apenas pelo endereço que a pessoa mora. Quem perdeu todos os documentos vai lá, diz seu CPF. Vai ser via aplicativo da Caixa, com a autodeclaração das pessoas. E esse endereço, evidente, será checado”, disse Rui Costa.
Durante o evento, medidas adicionais foram apresentadas, incluindo a suspensão por seis meses dos pagamentos de financiamentos do programa Minha Casa, Minha Vida.
Rui Costa, Chefe da Casa Civil, também anunciou a doação de novas residências para aqueles que perderam seus lares e se enquadram nas duas primeiras categorias do programa.
“O presidente Lula está garantindo que as casas que foram perdidas que se encaixam no Minha Casa Minha Vida serão garantidas de volta pelo governo federal. Para isso utilizaremos vários caminhos. O primeiro caminho é a compra assistida de imóveis usados”, afirmou Rui Costa.