Foto: Giulian Serafim / PMPA
O Rio Guaíba, no ponto do Cais Mauá no Centro Histórico de Porto Alegre, registrou uma marca de 4,65 metros às 10h15 desta manhã, ultrapassando novamente os limites durante as recentes chuvas que exacerbaram a situação de enchente na cidade.
Segundo análises de especialistas da Sala de Situação do governo estadual, espera-se que o nível do rio supere os 5 metros entre segunda e terça-feira, repetindo um fenômeno observado pela última vez na última quinta-feira ao meio-dia.
Os dados hidrológicos mais recentes indicam que houve chuvas consideráveis nas últimas 24 horas nas regiões Central, Metropolitana e dos Vales, provocando elevações rápidas nos rios do estado, especialmente nas bacias dos rios Caí e Taquari.
O relatório sobre o Guaíba sugere que o nível do rio pode continuar a subir acima dos 5 metros devido ao fluxo dos rios contribuintes e à influência dos ventos. O Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) informou que, até as 9h deste domingo, foram acumulados 32,6 milímetros de chuva no Jardim Botânico e 29,4 milímetros em Belém Novo.