Governo do Estado deverá ampliar capacidade hospitalar na Região Metropolitana com 400 novos leitos devido as enchentes

Foto: Jürgen Mayrhofer/Governo do Estado

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES) está intensificando esforços para expandir a capacidade de atendimento médico em resposta às severas enchentes que atingiram o estado. Serão adicionados até 400 novos leitos na rede pública de saúde, focando especialmente na capital Porto Alegre e em municípios da Região Metropolitana.

A cidade de Canoas já está agindo, com a Secretaria Municipal de Saúde planejando a habilitação de 60 leitos que estão sendo utilizados de forma emergencial no Hospital da Ulbra. Em Portão, o hospital local prevê a abertura de dez novos leitos clínicos, elevando o total de 51 para 61 leitos. Além disso, a resposta à crise incluiu a aquisição de medicamentos e o aumento de 30% no quadro de profissionais médicos e assistenciais.

Em Sapiranga, a diretora do hospital, Elita Hermann, antecipou ao Correio do Povo a abertura de dez novos leitos de UTI para melhor gerir as necessidades críticas de saúde.

A SES espera que, conforme a situação evolua, mais leitos sejam disponibilizados em outras áreas do Estado, de acordo com as necessidades emergentes.

Com informações: Correio do Povo