Estudantes do IFRS produzem camas para vítimas das enchentes no RS

Foto: Divulgação

Estudantes de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), localizado no noroeste gaúcho, dedicaram-se a uma nobre tarefa nas últimas semanas: a construção de camas para ajudar as vítimas das recentes enchentes que atingiram o estado, causando perdas humanas e danos significativos.

O projeto, denominado “Cama Solidária”, é uma iniciativa de voluntariado realizada no campus Ibirubá do IFRS. As atividades ocorrem todas as noites, a partir das 18h, e até agora, 17 camas já foram fabricadas com madeira, escolhida por sua durabilidade e resistência às condições climáticas adversas. Dessas, três já foram entregues a famílias necessitadas, e mais estão planejadas para serem doadas ao longo do mês.

Cristiano Kulman, professor do curso de Engenharia Mecânica e coordenador do projeto, explica a motivação por trás da iniciativa.

“Nosso objetivo é proporcionar conforto e dignidade às pessoas que, ao retornar a suas casas, teriam que colocar seus colchões diretamente no chão, aumentando o risco de doenças devido à sujeira acumulada. Queremos oferecer um local seguro e confortável para descanso.”, afirmou Kulman em entrevista para o GZH.

O financiamento do projeto vem de doações de empresas e organizações filantrópicas que fornecem recursos e materiais necessários para a fabricação das camas.

Quanto mais parceiros tivermos nesta iniciativa, maior será nossa capacidade de produção. Passamos por um momento de união e solidariedade em prol daqueles que mais precisam  de ajuda, especialmente nesse recomeço”, pontuou.