Foto: Divulgação/Prefeitura de Maquiné
Na madrugada desta quinta-feira (2), uma forte tempestade atingiu Maquiné, no Litoral Norte, causando sérios danos ao município. Segundo a prefeitura, o temporal que começou por volta das 2h provocou uma rápida elevação do nível do Rio Maquiné, superando as enchentes de junho do ano passado, que já haviam deixado 80% da cidade isolada.
O prefeito João Marcos Bassani reportou que várias pontes foram destruídas durante a noite, incluindo a ponte Alta do Pinheiro, completamente arrastada pelas águas.
Como resultado, cerca de duas mil pessoas no Distrito de Barra do Ouro estão agora isoladas, com acesso bloqueado tanto pela RS-239 para Riozinho quanto pela RS-484 para São Francisco. Bassani destacou a urgência de evacuar os residentes.
Atualmente, Maquiné conta com 350 desabrigados devido às chuvas, que foram acomodados no salão paroquial no centro da cidade. O prefeito expressou dificuldades em alcançar o distrito isolado, indicando que não é possível chegar lá nem de carro nem de barco, o que complica ainda mais a situação de resgate e assistência aos afetados.