Foto: Reprodução
Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, está enfrentando uma situação crítica após os últimos dias de chuvas intensas, com 90% da cidade submersa, segundo informações da Defensoria Civil local.
Das 39 mil pessoas que residem na cidade, cerca de 25 mil foram afetadas pelas enchentes, e o número de desabrigados e desalojados aumentou significativamente de quinta (2) para sexta-feira (3), passando de 8 mil para 10 mil pessoas.
Devido à elevação das águas, a prefeitura foi forçada a realocar mais de 1,2 mil pessoas de abrigos em ginásios para salas de aula em andares mais altos, buscando maior segurança.
Os bairros mais atingidos incluem Cidade Verde, Vila da Paz, Picada, Parque Eldorado, Bom Retiro, Sans Souci, Assentamento Irga e Chácara. Em áreas como Guaíba City, as condições para resgate são tão severas que os botes já não conseguem navegar, e a Defesa Civil aguarda a chegada de barcos com motor para resgatar moradores ainda ilhados.
Um dos acessos pela BR-290 foi temporariamente reaberto, mas logo teve que ser fechado novamente devido à rápida subida das águas.
Além disso, o viaduto de acesso para Eldorado do Sul, no km 107 da BR-290, foi interditado por risco de colapso, com a Polícia Rodoviária Federal e o DNIT monitorando a situação. Esta crise destaca a urgência das operações de resgate e a necessidade de apoio contínuo à comunidade afetada.