Foto: Lauro Alves/Secom
O governador do Estado, Eduardo Leite, sancionou na manhã desta sexta-feira (24), no Centro Administrativo de Contingência (CAC), a lei que institui o Plano Rio Grande e o Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
“É a partir desse fundo que vamos direcionar as ações de reconstrução do Estado nas mais diversas áreas – seja no apoio à iniciativa privada, na reconstrução de moradias, na restauração da infraestrutura ou no auxílio aos municípios. O plano e o fundo trarão transparência e agilidade a todo o processo”, afirmou Leite.
A cerimônia de sanção contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, de secretários estaduais, do ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e de parlamentares. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na terça-feira (21).
O Plano Rio Grande – Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Estado do Rio Grande do Sul – visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.
A iniciativa, concebida para acelerar e organizar os processos de restabelecimento, prevê ações de curto, médio e longo prazo, focando em três frentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e um conjunto de medidas chamado “Rio Grande do Sul do Futuro”.