Foto: Julio Ferreira / PMPA
Após uma pausa devido às fortes chuvas na última quinta-feira (23), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre reiniciou nesta terça-feira (28) os trabalhos de limpeza no Mercado Público da cidade, localizado no Centro Histórico.
A operação, que inclui a remoção de lodo utilizando técnicas de hidrojateamento e o auxílio de caminhões-pipa, está prevista para durar cinco dias e tem um custo estimado em R$ 284 mil.
A Vigilância Sanitária municipal está orientando os procedimentos de desinfecção do local, crucial para garantir a segurança alimentar e a higiene após o alagamento causado pelas águas do Lago Guaíba.
O histórico Mercado Público, que ficou submerso por quase três semanas, é um dos pontos turísticos mais visitados de Porto Alegre e o mais antigo do Brasil, destacando-se como principal centro de abastecimento e gastronomia da cidade.
Durante o pico da inundação, em 5 de maio, o nível do Guaíba atingiu um recorde de 5,33 metros, consideravelmente acima da cota de inundação do local, que é de 3 metros.
Apesar do processo de limpeza, o local não tem data prevista para o retorno de suas atividades.