Dmae afirma que chuvas “superaram as previsões”, após nova inundação em Porto Alegre

Foto: Cesar Lopes/ PMPA

Na manhã desta quinta-feira (23), moradores de Porto Alegre enfrentaram um rápido aumento no nível da água, resultando em alagamentos significativos em diversas áreas da cidade. Bairros como Menino Deus, Praia de Belas, Cidade Baixa, Santana, Cavalhada, Restiga e outras partes da Zona Norte que foram fortemente impactadas.

Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o problema foi causado pelo acúmulo de lixo e dificuldades operacionais nas casas de bombeamento.

A tarde trouxe mais complicações, com o prefeito Sebastião Melo anunciando o fechamento das comportas do Guaíba e a suspensão das aulas em escolas públicas e privadas devido à severidade da situação.

O acúmulo de lixo sobre as águas e entulhos boiando tem sido um problema adicional, complicando os esforços de limpeza e aumentando o risco de acidentes para motoristas que foram forçados a alterar seus trajetos habituais.

Diante dessa calamidade, o Dmae está em ação, como afirmou seu diretor-geral, Maurício Loss, destacando que as chuvas superaram as previsões e que equipes estão trabalhando intensamente para melhorar a funcionalidade das casas de bombas e limpar as redes afetadas.

Contudo, através da rede social X (antigo Twitter), Loss se pronunciou pelo perfil do Dmae afirmando que houve chuva “além do que os modelos previam“, e que as equipes seguem trabalhando nas casas de bomba número 12, 13 e 16.