Defesa Civil alerta para o risco de ventos intensos nas próximas horas em diversas regiões do RS

Foto: Divulgação/Inmet

A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo sobre o risco de ventos intensos, que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h, na Capital, conforme aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O alerta prevê possíveis consequências como elevação do nível do Guaíba, interrupções no fornecimento de energia elétrica, e queda de postes e árvores. O fenômeno é esperado para ocorrer entre a noite desta segunda-feira (27) e o final da manhã de terça-feira (28).

Consequentemente, a partir das 21h, também há um alerta laranja para chuva intensa nas regiões sudeste e sudoeste do Rio Grande do Sul. O aviso destaca a possibilidade de precipitações que variam entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos que podem atingir até 100 km/h, com previsão de duração até as 3h de terça-feira (28).

Adicionalmente, a partir desta noite, há dois alertas para vento costeiro. O primeiro, também classificado como laranja, indica um perigo de intensificação dos ventos nas áreas litorâneas, com potencial para mover dunas de areia sobre construções na orla. Este alerta abrange toda a costa gaúcha, incluindo o Litoral Norte e a Região Metropolitana, e se estende mais ao continente na região sul, com duração até o meio-dia de terça.

O segundo aviso de vento costeiro, classificado como amarelo, afeta as regiões Sudoeste, Centro, Metropolitana, Sudeste, Nordeste e Serra do estado, e também é válido até o meio-dia de terça.

A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), que inclui vários órgãos municipais e estaduais, está monitorando as atualizações meteorológicas e tem equipes preparadas para responder prontamente e prestar assistência necessária à população.

As recomendações da Defesa Civil incluem que os moradores procurem abrigo em locais seguros, evitem enfrentar as condições adversas, mantenham distância de árvores, postes e placas de sinalização e retirem animais domésticos das áreas de risco.

Em caso de dúvidas ou situações de emergência, a população deve contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.