Foto: Henrique Lima
Os motoristas do Rio Grande do Sul que enfrentaram dificuldades para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) devido a problemas técnicos já podem regularizar seus débitos.
A Procergs, responsável pelo sistema de pagamentos, teve interrupções devido à inundação de sua sede, mas a situação foi parcialmente normalizada desde segunda-feira (27).
Devido à impossibilidade de emitir boletos para os meses de abril e maio, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) decidiu unificar as parcelas em aberto e prorrogar o prazo de pagamento até 28 de junho. Inicialmente, o IPVA poderia ser parcelado em até seis vezes, com a primeira parcela em janeiro. Para quem perdeu o prazo da parcela de abril, será possível pagar todas as parcelas restantes em uma única fatura.
Para aqueles que escolheram o pagamento em cota única, o novo prazo final também é 28 de junho. Importante destacar que, independentemente da forma de pagamento escolhida anteriormente, os descontos dos programas Bom Cidadão e Bom Motorista ainda serão aplicados, e não haverá cobrança de juros ou multas por atraso.
Os pagamentos do IPVA podem ser realizados por meio do aplicativo IPVA RS, no site oficial do IPVA, em instituições bancárias como o Banrisul, lotéricas da Caixa Econômica Federal, e cooperativas Sicredi e Sicoob. Correntistas do Banco do Brasil e do Bradesco também podem efetuar o pagamento nestes bancos. Além disso, está disponível a opção de quitação via Pix em mais de 760 instituições financeiras.