Foto: Reprodução
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que irá utilizar datas FIFA e inversões de mando de campo para recuperar os jogos da Série A do Campeonato Brasileiro que foram adiados devido às enchentes no Rio Grande do Sul. A decisão, tomada em conjunto com os clubes, estabelece que o Brasileirão será concluído em 8 de dezembro, sem mais adiamentos.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, destacou que a reunião foi produtiva.
“Foi uma reunião de alto nível e muito produtiva, com decisão unânime dos clubes. Gostaria de prestar, novamente, solidariedade aos clubes gaúchos e ao povo do Rio Grande do Sul.”, disse
Até o final do ano, haverá quatro janelas internacionais em que as seleções se reúnem:
- 3 a 11 de junho
- 2 a 10 de setembro
- 7 a 15 de outubro
- 11 a 19 de novembro
Originalmente, o calendário da CBF previa a interrupção do Campeonato Brasileiro durante esses períodos para evitar que os clubes jogassem desfalcados. No entanto, agora serão realizadas partidas da Série A durante estas datas.
“Vamos usar algumas datas FIFA e discutir flexibilizações, possivelmente até uma inversão de mando quando necessária, analisando caso a caso”, afirmou Júlio Casares, presidente do São Paulo.
O Conselho Técnico, que envolveu dirigentes dos clubes e da CBF, foi realizado na sede da entidade. Casares, que foi o primeiro a deixar a reunião e falar com a imprensa, mencionou que a possibilidade de não haver rebaixamento neste campeonato nem foi considerada: “Nem os clubes do Rio Grande do Sul colocaram essa possibilidade“.
O Brasileirão foi pausado durante as sétima e oitava rodadas em 15 de maio e será retomado neste sábado, 1 de junho, ainda na sétima rodada. Jogos envolvendo os times gaúchos – Grêmio, Internacional e Juventude – foram previamente adiados durante a quinta e sexta rodadas devido às condições climáticas.