Foto: Mauricio Toretto/Palacio Piratini
Em resposta às enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em colaboração com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e apoiado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, estabeleceu um novo canal de comunicação. Este canal é dedicado exclusivamente para o recebimento de informações sobre pessoas desaparecidas através do e-mail [email protected].
O esforço conjunto também inclui o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) e a opção de contato através do Disque 100, que encaminhará as informações diretamente para o e-mail do MPRS. Todas as informações coletadas serão processadas pelo Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do MPRJ, que então as registrará no Sinalid para facilitar as buscas.
Leonardo Menin, coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e de Proteção aos Vulneráveis do MPRS, ressalta a importância de utilizar esses canais com responsabilidade. “É vital que as informações sejam precisas para não prejudicar o processo de localização”, afirma Menin.