Foto: Reprodução
Porto Alegre enfrenta novos desafios com alagamentos em vários bairros devido a chuvas intensas nesta quinta-feira (23). No bairro Menino Deus, além deste motivo elevação significativa no nível das águas antes mesmo das chuvas, gerando preocupações entre os moradores
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) atualizou a situação através de um post no X (antigo Twitter), explicando que a Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap 12) está operando com capacidade reduzida, o que contribui para a situação de alagamento na região. Equipes do departamento estão trabalhando para normalizar a operação dos demais motores e mitigar os impactos, segundo as informações divulgadas.
Na tarde desta quarta-feira (22), os residentes do bairro já haviam notado um aumento rápido no volume de água nas ruas André Belo, Barão de Gravataí e 17 de Junho, causado pelo desligamento temporário da Ebap 16 para a instalação de um novo motor. A estação foi religada após a conclusão dos trabalhos.
A dificuldade em escoar a água para o Arroio Dilúvio, devido ao alto nível do Guaíba e à capacidade máxima do arroio, resultou no retorno da água pelos bueiros, complicando ainda mais a situação.