Foto: Pedro França / Agência Senado
O Centro de Operação Integrada da Corsan reportou que, até as 17h30 da quarta-feira (8), cerca de 523 mil imóveis permanecem sem fornecimento de água em 39 municípios do Rio Grande do Sul.
Apesar do alto índice, o número representa uma melhora desde o pico da crise em 4 de maio, quando 906 mil clientes, distribuídos por 64 municípios, foram afetados pela falta de água.
A interrupção no abastecimento foi causada por alagamentos nas instalações da Corsan, rompimentos de adutoras e danos a equipamentos, todos relacionados às intensas chuvas que têm assolado a região. Atualmente, na Região Metropolitana, os municípios mais impactados incluem Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Viamão, Gravataí, Esteio e Sapucaia do Sul, totalizando 408 mil imóveis afetados. A Estação de Tratamento de Água que serve Guaíba e Eldorado está operando com auxílio de geradores devido à queda de energia e ao mau tempo.
No Nordeste do estado, 53 mil imóveis em 17 cidades estão sem água, enquanto na região Central, o número chega a 41 mil imóveis em 12 cidades.
A Corsan também informou que conseguiu restaurar o abastecimento para mais de 20 mil famílias desde o último boletim da manhã de quarta-feira.