Foto: Getty Images
John Textor, dono da SAF do Botafogo, e autor de recentes alegações sobre o suposto favorecimento ao Palmeiras, novamente levantou polêmica ao publicar em seu site oficial novas acusações nesta segunda-feira (1). Dessa vez, sem apresentar evidências concretas, Textor afirmou que pelo menos cinco jogadores do São Paulo teriam manipulado a derrota por 5 a 0 contra o Palmeiras no Brasileirão de 2023.
A nota em seu próprio site resume o que ele descreve como um “escândalo de manipulação de resultados”. Baseando-se em relatórios de inteligência artificial, o empresário norte-americano declarou – sem provas substanciais – que dois jogos do Palmeiras nos últimos anos teriam sido manipulados:
- Palmeiras 4 x 0 Fortaleza pelo Brasileirão de 2022: Textor alega que quatro jogadores da equipe cearense “excederam limites” em evidências que apontariam para manipulação de jogos.
- Palmeiras 5 x 0 São Paulo pelo Brasileirão de 2023: Segundo Textor, cinco jogadores do São Paulo teriam excedido limites estabelecidos pela inteligência artificial.
Em entrevista nesta segunda-feira, o empresário reiterou suas acusações, inclusive mencionando o Palmeiras novamente. No entanto, o clube paulista repudiou veementemente as acusações.
Além disso, Textor acrescentou à sua nota a derrota sofrida pelo São Paulo na 29ª rodada do Brasileirão do ano passado.
O empresário alega que especialistas, cujas identidades não foram reveladas, e inteligência artificial confirmaram com “100% de certeza” a manipulação nos dois jogos citados na nota. Ele afirmou ter enviado seus relatórios para procuradores.
Além das acusações contra os jogadores, Textor também alega a participação de árbitros, tanto de campo quanto do VAR, em manipulação de resultados no Brasileirão.
Textor afirmou: “Já tomei medidas para fornecer a um procurador provas abrangentes relativas a esses jogos citados e a outros. Há provas de uma sequência de manipulações que devastou o campeonato de 2023. Além dos maus atores em campo (geralmente jogadores), também estou preparado para demonstrar combinações entre árbitro de campo e árbitro de vídeo que claramente participaram de manipulação de jogos, com erros graves de arbitragem para garantir o resultado manipulado.”
São Paulo se pronuncia
O São Paulo pretende processar criminalmente o dono da SAF do Botafogo. Em nota divulgada pouco depois da publicação de Textor, o clube diz que “repudia veementemente as graves e infundadas acusações de participação de atletas do elenco tricolor em manipulação de resultado feitas pelo dono da SAF Botafogo”. Entre as “medidas cabíveis” citadas na nota, está um processo criminal contra Textor.