Foto: Reprodução
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, suspendeu por 90 dias o policial rodoviário federal Ronaldo Bandeira. Bandeira foi flagrado em um vídeo que ensinava a torturar pessoas detidas usando spray de pimenta. O caso ocorreu durante uma aula para alunos de um cursinho, onde ele era professor.
A divulgação do vídeo ocorreu após a morte de Genivaldo de Jesus Santos durante uma ação policial em maio de 2022, em Sergipe. Genivaldo morreu sufocado após policiais jogarem bombas de gás dentro do porta-malas da viatura da PRF onde ele ficou detido por eles.
Bandeira, que trabalha como policial rodoviário federal em Santa Catarina, enfrentou um processo administrativo disciplinar após a divulgação do vídeo. A corregedoria da PRF recomendou sua demissão, mas o Ministro Lewandowski optou por uma pena mais leve, de suspensão por 90 dias.
A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União” em 22 de abril, e agora será encaminhada à superintendência de SC para que a suspensão seja cumprida.