Foto: Agência Brasil
Segundo a MetSul Meteorologia, o tempo ficará instável nos próximos dias no Rio Grande do Sul devido à chegada de uma massa de ar frio vinda da Argentina. Isso resultará em uma diminuição das temperaturas, acompanhada por dias chuvosos a partir da segunda metade da semana.
Embora não haja uma queda significativa nos termômetros, não se espera um típico “frio de inverno” no estado. O contraste térmico entre o ar frio argentino e o ar quente sobre o Brasil pode gerar chuvas frequentes, especialmente no Sul do país, em particular no Rio Grande do Sul.
Uma área de baixa pressão deve se formar no Nordeste da Argentina no final da semana, em meio a esse contraste térmico, o que aumentará a ocorrência de chuvas no estado, podendo haver acumulados elevados em algumas regiões. Dessa forma, entre sexta e sábado, espera-se chuvas generalizadas, com volumes significativos em diversas localidades.
Quanto às temperaturas, a massa de ar frio terá dificuldades em avançar devido ao bloqueio atmosférico causado pelo ar quente predominante sobre o Brasil. Assim, os efeitos desse ar frio nas temperaturas serão limitados, principalmente no Sul do país.