Foto: Divulgação/Internacional
O Internacional foi denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) na terça-feira (2) devido aos casos de importunação sexual envolvendo o intérprete do mascote Saci durante o Gre-Nal ocorrido no final de fevereiro. O processo seguirá em sigilo no TJD.
A Procuradoria do TJD teve acesso ao inquérito policial que resultou no indiciamento do homem, analisou o conteúdo e formalizou a denúncia.
Como o processo está em sigilo na Justiça, o mesmo procedimento será seguido no âmbito esportivo. O julgamento não será transmitido ao vivo, e apenas os advogados das partes terão acesso no dia, além de possíveis testemunhas.
O Inter foi denunciado com base no artigo 243-G, parágrafo segundo, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que aborda “práticas discriminatórias, desdenhosas ou ultrajantes relacionadas a preconceitos étnicos, raciais, sexuais, de cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.
O parágrafo segundo prevê multa para a entidade “cuja torcida praticar atos discriminatórios”. Além disso, estipula que os “torcedores identificados ficarão proibidos de ingressar na praça esportiva por no mínimo 720 dias”.
O processo é decorrente do indiciamento do homem que estava vestido como o mascote Saci. Uma repórter e uma torcedora colorada denunciaram casos de importunação sexual durante o Gre-Nal do dia 25 de fevereiro.