Foto: Divulgação/Fifa
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, confirmou novidades na entidade e em suas competições neste ano. Uma das grandes mudanças é a introdução do novo Mundial de Clubes, que agora contará com 32 equipes e substituirá o antigo formato do torneio, com os campeões continentais. Com isso, o troféu já conhecido passará por mudanças.
Além disso, a marca oficial do Mundial também passará por alterações.
Durante um pronunciamento, Infantino comunicou aos clubes participantes do torneio inaugural em 2025, sediado nos Estados Unidos, sobre as novidades, aumentando suas expectativas. Isso tem acontecido desde o anúncio do alto valor em premiação.
Até o momento, 21 equipes já garantiram vaga no novo Mundial de Clubes, que está programado para começar em 15 de junho e terminar em 13 de julho do próximo ano. O formato do torneio foi divulgado e apresenta uma grande diferença do modelo anterior. Esta última continua reunindo os melhores times de cada continente anualmente, mas passou por mudanças em sua estrutura.
A FIFA deve revelar mais detalhes sobre o troféu e a nova marca oficial nas próximas semanas ou meses. Até o momento, Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os representantes brasileiros confirmados na disputa. Grêmio, Atlético-MG, São Paulo e Botafogo precisarão vencer a Libertadores 2024 para garantir uma vaga no torneio.