Foto: Reprodução/Redes Sociais
O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, compartilhou na segunda-feira (29) que foi diagnosticado com um tumor no esôfago durante um check-up realizado na última sexta-feira. Em nota, ele afirmou que seu órgão está “muito comprometido”, mas não deu mais detalhes se o tumor é benigno ou maligno.
Mujica, que está com 88 anos, explicou que seu caso pode ser mais complexo, devido a uma doença imunológica que enfrenta há mais de duas décadas, afetando seus rins, o que pode dificultar em tratamentos como a quimioterapia e cirurgia.
Apesar da situação, o ex-presidente uruguaio assegurou que continuará envolvido em suas atividades, “militando com os companheiros” e dedicando-se à vida agrícola, algo que tem feito desde que deixou a carreira política.
O presidente Lula, amigo próximo de Mujica, expressou solidariedade ao ex-presidente uruguaio, destacando sua importância na luta por um mundo melhor.
Pepe Mujica foi presdente do Uruguai entre 2010 e 2015, e desde então permaneceu ativo na política, sendo eleito duas vezes para o Senado. Ele encerrou suas atividades no cargo em 2020, citando a pandemia da Covid-19 como um dos motivos para sua decisão.