Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre
A tão esperada duplicação da Avenida Tronco, planejada para a Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, foi finalmente entregue nesta terça-feira (9), com uma década de atraso.
Com extensão de 6 km, conectando a Zona Sul à Zona Leste, a obra inclui a construção de corredores de ônibus e ciclovias, representando um investimento de R$ 83,2 milhões. Embora os recursos tenham sido obtidos através de contratos de financiamento municipal, a execução das obras enfrentou consideráveis atrasos, tendo início em maio de 2012.
Uma das principais razões para o atraso, segundo as autoridades públicas, foi o processo de reassentamento das pessoas que residiam na área onde as obras foram realizadas. Aproximadamente 1,5 mil famílias habitavam a região alvo da duplicação da avenida. Algumas concordaram com o valor oferecido por seus imóveis, enquanto outras receberam um auxílio-moradia enquanto aguardavam a construção de novos condomínios.
O investimento total para o realojamento dessas famílias alcançou a marca de R$ 300 milhões, e a última moradora aceitou a proposta para deixar sua residência somente em dezembro de 2021.
Quanto ao tráfego, no sentido bairro-centro, o trânsito foi liberado da Teresópolis para a Moab Caldas, entre a Travessa Viamão e a Carlos Barbosa. No sentido Centro-Bairro, a liberação ocorre no acesso da Rua Bispo Laranjeira para a Gomes Carneiro, bem como na passagem da Gomes Carneiro para o Centro, atravessando a Avenida Tronco. Algumas vias, como a Gastão Mazeron, já estão totalmente liberadas. Ainda estão previstas melhorias em alguns pontos, como nos corredores de ônibus, com previsão de conclusão até julho deste ano.