Foto: Agência Brasil
Durante esta quarta-feira (17), uma massa de ar seco e frio dominou o Rio Grande do Sul, trazendo consigo a melhoria das condições climáticas, o retorno do sol e uma queda nas temperaturas. Segundo a MetSul Meteorologia, o ar frio é impulsionado por um ciclone extratropical na costa da Patagônia, na Argentina.
Como resultado, diversas cidades gaúchas amanheceram com temperaturas consideravelmente mais baixas. Os termômetros registraram entre 10ºC e 13ºC em muitos municípios, sendo a mínima oficial de 10,5ºC em Bagé.
Segundo a MetSul, essa mudança marca o início de uma série de dias com temperaturas baixas durante a madrugada não apenas no RS, mas também em outros estados da Região Sul e até mesmo em São Paulo. Até o domingo, e em algumas áreas até segunda-feira, pode-se esperar madrugadas amenas ou até mesmo frias.
Para os próximos dias, é previsto que a maioria das cidades gaúchas registre mínimas próximas ou abaixo dos 10ºC. Em regiões mais elevadas do RS as mínimas podem chegar a menos de 5ºC, especialmente em áreas de baixadas. Há previsão de geada em cidades de maior altitude, principalmente em áreas de baixadas.
Na Grande Porto Alegre, as madrugadas mais frias são esperadas para esta quinta, sexta e sábado, com temperaturas entre 10ºC e 12ºC em alguns pontos, enquanto em áreas rurais de baixadas, as temperaturas podem cair ainda mais. Nas áreas urbanas densamente povoadas, os termômetros devem se manter acima de 14ºC ou 15ºC.
Apesar de não ser uma massa de ar frio intensa, é importante destacar que ela é seca. Por isso, o frio se concentra durante a noite, enquanto durante o dia as temperaturas se elevam rapidamente. As tardes serão agradáveis, com um aumento significativo no aquecimento previsto para o fim de semana, especialmente no domingo.
Fonte: MetSul Meteorologia