Foto: Unsplash
A Alemanha oficializou o consumo recreativo de maconha a partir desta segunda-feira (1º), após a aprovação de uma nova lei em fevereiro. Apesar das críticas de algumas organizações médicas e policiais, os consumidores comemoraram a medida em diversos locais do país.
A Associação Alemã de Cannabis organizou eventos públicos de fumo em lugares emblemáticos como o Portão de Brandemburgo, em Berlim, marcando a entrada em vigor da lei. Outras cidades como Colônia, Hamburgo, Regensburg e Dortmund também sediaram eventos similares.
A nova legislação permite que adultos possuam até 25 gramas de maconha para uso recreativo e cultivem até três plantas. O próximo passo será a abertura de “clubes sociais de cannabis” a partir de 1º de julho, onde residentes com 18 anos ou mais poderão adquirir a substância.
Apesar do apoio do governo, a lei enfrenta críticas de organizações de saúde e policiais, que temem um aumento no consumo entre os jovens e dificuldades na aplicação das novas regras. Enquanto muitos celebram a liberdade conquistada, outros expressam preocupação com os possíveis impactos sociais e de saúde decorrentes da legalização da maconha na Alemanha.