Foto: Reprodução
A Justiça do Rio Grande do Sul determinou que o vice-prefeito de Bom Progresso, um candidato derrotado nas eleições de 2020, e mais dois indivíduos enfrentarão julgamento popular pelo assassinato de Jarbas David Heinle, filho do prefeito e então secretário da Saúde do município. O crime, ocorrido em setembro de 2022, será julgado em Três Passos, sem data definida até o momento.
Os acusados são:
- Maicon Leandro Vieira Leite, vice-prefeito e suposto mandante.
- Cloves de Oliveira, candidato derrotado e também acusado como mandante.
- Sérgio Ribeiro dos Santos e Matheus Gabriel Müller Merel, apontados como executores do crime.
Enquanto Maicon e Cloves podem recorrer em liberdade, Sérgio e Matheus estão sob prisão preventiva. O Ministério Público acusa os envolvidos de homicídio qualificado, alegando motivação política para o crime. A promotora Bárbara Paz enfatizou a confiança na justiça da comunidade de Três Passos em não deixar o crime impune.
O assassinato de Jarbas Heinle, cometido em sua própria residência após uma confraternização, chocou o município de 2 mil habitantes. Segundo as investigações, o crime foi resultado de uma disputa entre grupos políticos locais, com promessas de pagamento e benefícios aos executores.
Cloves de Oliveira foi preso temporariamente em outubro de 2022, mas liberado posteriormente. Sérgio Ribeiro dos Santos está detido desde outubro do mesmo ano, enquanto Matheus Gabriel Müller Merel, capturado em Viamão, segue preso preventivamente.
As defesas dos acusados afirmam que buscarão provar a inocência de seus clientes, enquanto a Defensoria Pública, que representa Matheus, optou por se manifestar apenas nos autos do processo.