Foto: Divulgação/Polícia Civil
Nesta terça-feira (5), a Polícia Civil lançou a Operação Mellarius visando desarticular um grupo especializado em roubos de cargas de cigarro. A quadrilha, responsável por 40 assaltos estimados em mais de R$ 3 milhões de prejuízo, atuou em Porto Alegre, região Metropolitana e no Vale do Sinos.
As diligências se concentraram em Gravataí, Cachoeirinha e na Capital, resultando em 70 ordens judiciais, incluindo 12 prisões preventivas e 40 mandados de busca e apreensão. Até o momento, dez suspeitos foram detidos, e quatro veículos foram apreendidos, juntamente com armas, munições e caixas de cigarro.
Ao Correio do Povo, o diretor da Divisão de Investigação do Deic, delegado Eibert Moreira Neto, afirmou que a quadrilha é a mais ativa em roubos de carga no RS e tem laços com uma facção no Vale do Sinos. Ele acrescentou que vários dos investigados têm histórico criminal por homicídio e tráfico.
A investigação identificou 20 suspeitos, todos com antecedentes criminais, ligados a crimes em diversas cidades da região. Três deles, incluindo o líder do grupo, estavam infiltrados na BAT Brasil (antiga Souza Cruz), colaborando com informações privilegiadas para os roubos.