Foto: Reprodução
A UEFA esclareceu as mudanças no formato da Champions League que entrarão em vigor na próxima temporada. Em vez dos habituais grupos com 32 equipes, teremos uma fase em estilo de liga, com 36 clubes. Cada time disputará oito jogos nesta fase, enfrentando adversários sorteados.
Os times serão distribuídos em quatro grupos com critérios específicos. Cada equipe jogará contra duas equipes de cada grupo, alternando entre jogos em casa e fora.
Segundo a UEFA, isso “oferece aos clubes a chance de enfrentar uma gama mais ampla de oponentes, aumentando a probabilidade de confrontos entre as equipes de elite ocorrerem mais frequentemente e mais cedo na competição”. Além disso, promete jogos mais competitivos para todos os clubes envolvidos.
Após essa fase inicial, os oito melhores clubes avançarão diretamente para as oitavas de final. Os times classificados entre 9º e 24º lugar disputarão um playoff por oito vagas adicionais nas oitavas, enquanto os clubes entre o 25º e o 36º lugar serão eliminados diretamente.
A partir das oitavas de final, o torneio seguirá o formato atual, com confrontos de ida e volta até a final, que continuará sendo decidida em partida única em local neutro.