Inter demite intérprete do mascote Saci

Foto: Divulgação/Polícia Civil

O Internacional decidiu na quinta-feira (14) encerrar o contrato de Gustavo Acioli Astarita, que desempenhava o papel do mascote Saci no clube. A decisão veio após o indiciamento de Astarita por importunação sexual, envolvendo uma jornalista e uma torcedora, durante o clássico Gre-Nal realizado em 25 de fevereiro.

O clube expressou, em nota, solidariedade às vítimas e reiterou seu compromisso com ações de conscientização contra o assédio.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul confirmou o indiciamento, baseado em evidências recolhidas durante a investigação, que incluíram análises de imagens de videomonitoramento e depoimentos. Astarita, que não tem antecedentes criminais, agora enfrenta acusações legais por seus atos.

O Inter reafirmou seu apoio contínuo às autoridades no esclarecimento do caso e destacou as medidas internas adotadas para prevenir incidentes semelhantes, enfatizando a responsabilidade de todos os envolvidos na representação do clube.

Veja a nota do Inter

O Sport Club Internacional comunica que o ator que interpretava o seu mascote não faz mais parte do quadro de funcionários do Inter.

O Clube reitera que segue à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos necessários para a depuração dos fatos. Também reforça sua solidariedade com as mulheres envolvidas neste episódio, seguindo à disposição tanto delas quanto das autoridades.

Ainda, o Inter informa que mantém suas iniciativas de conscientização e prevenção internas, incluindo às pessoas responsáveis pela interpretação do Saci.

Por fim, o Clube do Povo reafirma seu comprometimento social e institucional, com as diversas campanhas e ações já realizadas em seus canais de divulgação para o público externo, ressaltando o repúdio a qualquer tipo de importunação, discriminação e preconceito, bem como seu compromisso para que o Beira-Rio seja sempre um lugar seguro e acolhedor para todas as pessoas.