Foto: Angelo Pieretti/Divulgação FGF
O Gauchão Ipiranga conheceu seus quatro semifinalistas neste final de semana. Curiosamente, a competição será decidida por quatro rivais. Inter e Grêmio confirmaram suas classificações e Juventude e Caxias também triunfaram diante de seus adversários. Agora, o Inter vai enfrentar o Juventude, enquanto que o Grêmio vai duelar com o Caxias, por uma vaga na final. Confira como foram os jogos:
Caxias 1 x 0 São José
Na noite de sexta-feira, o Caxias garantiu sua vaga na semifinal do Gauchão Ipiranga com uma vitória apertada de 1 a 0 sobre o São José, no Estádio Centenário. O único gol do jogo veio cedo, aos três minutos, por Vitor Feijão, e foi validado após consulta ao VAR. O jogo teve um momento tenso quando parou por 13 minutos devido a um incidente de racismo envolvendo um torcedor do Caxias e Tiago Pedra, zagueiro do São José. A situação se complicou ainda mais para o Caxias quando Gabriel Silva recebeu cartão vermelho, deixando a equipe com um jogador a menos. Contudo, o goleiro Fabian Volpi brilhou com defesas cruciais, assegurando a vitória para o Caxias.
O incidente racista ocorreu antes do início do jogo, com um torcedor fazendo gestos ofensivos aos reservas do São José. O torcedor foi posteriormente identificado e detido graças à ação de outros torcedores do Caxias e à intervenção dos oficiais da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Agora, o Caxias vai enfrentar o Grêmio na semifinal. Enquanto isso, o São José se prepara para a Série C, após a eliminação do estadual.
Inter 3 x 0 São Luiz
No sábado, o Inter garantiu sua vaga nas semifinais do Gauchão Ipiranga com uma vitória contundente de 3 a 0 sobre o São Luiz. Os gols foram marcados por Valencia e Igor Gomes na primeira metade, complementados por Mauricio na segunda metade, no Beira-Rio.
O jogo começou em ritmo acelerado, com o Inter abrindo o placar aos quatro minutos por meio de Valencia, após uma assistência de Bustos. Não demorou muito para que Igor Gomes ampliasse a vantagem, cabeceando um cruzamento de Alan Patrick aos 16 minutos, uma jogada que infelizmente resultou em sua substituição devido a um desconforto muscular. Apesar de algumas tentativas do São Luiz, o time da casa manteve o controle do jogo.
O segundo tempo viu um Inter mais relaxado, possibilitando ao São Luiz algumas oportunidades de ataque, mas sem sucesso em converter as chances. O Inter, embora menos agressivo, selou a vitória com um gol de Mauricio aos 38 minutos, assegurando sua progressão para a próxima fase.
Com o resultado, o Inter vai enfrentar o Juventude na semifinal do torneio. Mas antes disso, Inter e São Luiz têm compromissos importantes pela Copa do Brasil na quarta-feira, com o Inter enfrentando o Nova Iguaçu em Brasília, e o São Luiz desafiando o América-RN em Natal.
Guarany 0 x 4 Juventude
O Juventude foi a terceira equipe classificada para as semifinais do Gauchão Ipiranga. Na noite de sábado (9), mesmo fora de casa, o Alviverde goleou o Guarany, de Bagé, no Estrela D´Alva por 4 a 0. Depois de um primeiro tempo equilibrado com boas oportunidades desperdiçadas pelos dois times, o Papo garantiu a vaga com muita efetividade na etapa final.
Em um espaço de vinte minutos, balançou as redes do Índio em três oportunidades com dois do centroavante Gilberto e um do meia Jean Carlos. Já nos acréscimos, Rildo deu números finais a partida com em uma bela jogada individual.
Na próxima fase, o Juventude enfrentará o Inter em dois jogos, sendo o primeiro no próximo final de semana em Caxias do Sul. Já o Guarany, de Bagé, encerra a sua participação na quinta colocação e com a vaga na Série D de 2025 garantida.
Grêmio 2 x 0 Brasil
Na Arena, o Grêmio demonstrou superioridade ao enfrentar o Brasil, assegurando sua vaga nas semifinais do Gauchão Ipiranga.
O destaque da partida foi Cristaldo, que abriu o placar com um golaço aos 44 minutos do primeiro tempo, após um excelente passe de Mayk. O Brasil tentou uma postura mais ofensiva na segunda etapa, chegando a acertar o travessão em um chute distante de Maicky, mas não foi suficiente para reverter o cenário.
O Grêmio continuou pressionando e Diego Costa ampliou a vantagem com um gol, solidificando o controle da equipe sobre o jogo. O Tricolor criou e desperdiçou várias outras chances de gol, mantendo a partida em um ritmo de treinamento. Finalmente, o Grêmio se prepara para o confronto contra o Caxias nas semifinais, enquanto o Brasil volta sua atenção para a Série D do Campeonato Brasileiro.