Foto: Freepik
Após as fortes tempestades da última quinta-feira (21), o Rio Grande do Sul enfrenta uma significativa interrupção no fornecimento de energia elétrica, com 307 mil pontos afetados em todo o estado nesta sexta-feira (22). A CEEE Equatorial reporta 245.942 unidades sem luz, abrangendo principalmente as regiões Metropolitana de Porto Alegre, Sul, Litoral Sul, Litoral Norte e Carbonífera, conforme atualização das 8h.
A RGE contabiliza 61 mil clientes sem energia, com maior impacto nas cidades de Gravataí e Cachoeirinha, na Região Metropolitana, e Santo Ângelo, São Gabriel, Santana do Livramento e Santa Maria, no interior, segundo dados divulgados às 6h30.
Em seu pico, o estado teve 1,2 milhão de consumidores sem eletricidade. O temporal também causou estragos em 123 municípios, resultando em 16 pessoas em abrigos e oito desalojadas. Além dos danos materiais, o Rio Grande do Sul registrou cinco feridos, incluindo um homem em Cerrito, afetado pelo desabamento de uma casa, dois em Taquara e um em Santa Maria.