Foto: Divulgação/Equatorial
A qualidade do fornecimento de energia elétrica pela CEEE Equatorial em 2023 apresentou uma queda em comparação ao ano anterior, de acordo com a avaliação anual de desempenho das distribuidoras feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os indicadores colocam a CEEE Equatorial na penúltima posição em termos de qualidade, dentre as 29 principais distribuidoras do país.
A qualidade das distribuidoras é medida pelo Desempenho Global de Continuidade (DGC), que considera duas variáveis: o tempo de interrupção do fornecimento de energia em cada unidade e a frequência de interrupções em cada ponto dentro da área de atendimento da empresa. Quanto menor o número do DGC, melhor o atendimento da concessionária.
Em 2023, a CEEE Equatorial registrou um DGC de 1,63, uma piora em relação ao ano anterior, quando obteve um índice de 1,57. Apesar da queda em sua própria avaliação, a CEEE subiu uma posição no ranking nacional que avalia o desempenho das grandes concessionárias, passando a ocupar a 28ª posição entre as 29 empresas analisadas.
Por outro lado, a RGE subiu 10 posições em comparação com 2022 e agora ocupa a 9ª posição no ranking de qualidade.