Foto: Divulgação/Daiane Lava
A comunidade de Santo Stanislau, em Santa Tereza, enfrentou uma grande perda após a devastadora enchente de 4 de setembro de 2023. Além dos danos materiais significativos, um dos poucos símbolos que resistiram, um campanário histórico com um sino de bronze, foi furtado.
Construído por imigrantes poloneses e situado às margens do Rio Taquari, o campanário era um marco importante para os moradores locais. O furto do sino, que se acredita ter ocorrido durante o último fim de semana, foi notado na segunda-feira (12) por um morador que estava reformando um túmulo no cemitério da comunidade.
Daiane Lava, uma das diretoras da comunidade, expressou sua tristeza ao mencionar que o campanário e o sino eram os últimos remanescentes da área após a enchente. Ela destacou que o sino era muito pesado, sugerindo que mais de uma pessoa esteve envolvida no furto.
A enchente já havia destruído estruturas vitais da comunidade, incluindo o salão comunitário, capaz de abrigar cerca de 500 pessoas, e a capela local. Uma escola desativada também foi derrubada pela força das águas.
Atualmente, apenas o campanário e algumas lápides do cemitério permanecem em pé, servindo como um lembrete sombrio do desastre. A comunidade apelou para a Brigada Militar e pede que qualquer informação sobre o sino seja enviada via WhatsApp para o número (54) 9 9927.2033.