Porteiro de condomínio é espancado por morador em Porto Alegre

Foto: Reprodução/SBT

Um incidente de agressão contra um porteiro de um condomínio no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, foi capturado por câmeras de segurança nesta semana. Rodinei Antônio Xavier, de 53 anos, foi agredido por socos na cabeça por um morador na noite de quarta-feira (21). Segundo a vítima, ele ainda foi alvo de racismo.

O caso de violência teria começado devido a uma entrega na portaria. Xavier relatou que um entregador chegou com uma encomenda na portaria, mas não tinha informações sobre o apartamento. Após tentativas de contato com o morador, o equipamento de interfone estava quebrado. A esposa do agressor ligou para a portaria, e após uma discussão, o homem desceu e agrediu Xavier com termos racistas e fisicamente.

Ele disse “negro macaco, negro de merda, vou descer aí agora e já falo contigo”.  Então, ele desceu e ficou lá até que aconteceram as agressões. Antes, ainda passou na torre onde mora o síndico e levou até lá. Tudo que ele fez foi na presença do síndico. Não se intimidou em nenhum momento“, relatou Xavier ao GZH.

Nas imagens das câmeras, vê-se o homem indo em direção à guarita onde Xavier estava. Após uma discussão, o morador agride o porteiro com socos. Outros dois homens intervêm e detêm o agressor.

A Brigada Militar atendeu e registrou o caso. Xavier fez um exame de corpo de delito para documentar as agressões e foi afastado do trabalho para se recuperar em licença médica. Entretanto, o funcionário afirma que não foi ouvido pelos policiais. “Eles não ouviram o meu relato. Só sabiam que fui agredido dentro do condomínio“, afirmou.

O Comando do 9º Batalhão de Polícia Militar confirmou o atendimento à ocorrência, mas negou ter conhecimento prévio sobre xingamentos racistas. “Em momento algum foi referido aos policiais que antes da agressão teriam ocorrido ligações via telefone com xingamentos de cunho racial ou qualquer outro fato envolvendo crime de racismo”, afirma a nota.