Foto: Divulgação/Divulgação
A 4ª rodada do Gauchão Ipiranga 2024 foi aberta nesta quarta-feira (31) com cinco jogos e foi marcada por quebra de tabu, destaque para os goleiros e atletas saindo de ambulância dos estádios. Guarany, São Luiz, Brasil e Grêmio venceram seus respectivos confrontos, enquanto Ypiranga e Novo Hamburgo ficaram no empate.
Guarany 2 x 1 Internacional
No Estrela D’Alva, o Guarany venceu o Internacional por 2×1 e quebrou um tabu de 56 anos, uma vez que a última vitória do Índio sobre a equipe colorada havia acontecido no dia 3 de dezembro de 1967, pelo Campeonato Gaúcho.
O time de Bagé aproveitou os erros da defesa Colorada e abriu o placar logo aos 10 minutos de partida, com Tony Júnior. Na jogada, Mercado rebateu uma bola, Lessa cortou de cabeça, pegou toda a defesa desarrumada, viu o zagueiro perder para o quique e Tony aproveitou e marcou. Aos 22, novamente Mercado voltou a errar após não conseguir dominar e entregar a bola para Tony Júnior, que acionou Michel para ampliar a diferença no marcador. O Colorado ainda descontou na etapa inicial, no pênalti convertido por Pedro Henrique aos 30.
Destaque na partida, o goleiro Rodrigo Mama foi acionado no primeiro tempo, mas na segunda etapa teve um papel crucial para a vitória, fazendo diversas defesas difíceis.
Com o resultado, o Inter segue com sete pontos e, combinado com a vitória do Grêmio, fica na segunda colocação. Já o Guarany chegou a quatro pontos, chegou a sair da zona de rebaixamento, mas com a vitória do Brasil, retornou para a 11ª colocação. Na próxima rodada, o Inter Colorado recebe no sábado (3) o Caxias às 16h30 no Beira-Rio, enquanto o Índio pega o São José no domingo (4), às 19h, no Francisco Novelletto.
São Luiz 1 x 0 Avenida
Única equipe que segue sem perder no Gauchão, o São Luiz venceu o Avenida por 1 a 0, no 19 de Outubro. O único gol da partida foi marcado aos 11 minutos do segundo tempo, quando a equipe de Ijuí aproveitou uma lambança do goleiro Ruan Carneiro, que tentou sair jogando nos pés mas perdeu a bola para o centroavante Gabriel Morbeck. O camisa 9 só teve trabalho de escorar para o gol vazio e garantir a primeira vitória do Rubro.
Com a vitória, o São Luiz pulou para a quarta colocação, com seis pontos ganhos, já o Avenida caiu para a nona colocação, com quatro pontos. Na próxima rodada, alvirrubro visita o Novo Hamburgo, no sábado, às 20h, no Vale, enquanto o Nida recebe o Grêmio, às 19h do mesmo dia, nos Eucaliptos.
Ypiranga 1 x 1 Novo Hamburgo
Ypiranga e Novo Hamburgo ficaram no empate em 1 a 1 no estádio Colosso da Lagoa. Dentro dos seus domínios, o Canarinho abriu o marcador logo aos três minutos do primeiro tempo com Matheus Anderson, que aproveitou a atrapalhada do zagueiro Islan, ingressou na área e tocou na saída do goleiro Lucas Maticoli.
Já na etapa final, aos 19 minutos, o Anilado deixou tudo igual na bela cobrança de falta do atacante Dionathã. Em cobrança de falta da intermediária, o jogador arriscou à meia altura e superou o goleiro Alexander.
Com o empate, o Anilado é o sexto colocado com cinco pontos somados, já o Canarinho é o oitavo com a mesma pontuação. Na quinta rodada, o Novo Hamburgo recebe no sábado, às 20h, o São Luiz, no Estádio do Vale, enquanto no domingo, no mesmo horário, o Ypiranga visita o Juventude no Alfredo Jaconi.
Caxias 1 x 2 Brasil
No Centenário, o Brasil venceu o Caxias por 2 a 1 e conquistou a primeira vitória no Campeonato Gaúcho, além de quebrar um tabu sendo a primeira equipe do interior a vencer o Grená em casa desde 2017.
A partida foi bastante movimentada em ambos os tempos e com chances claras para as duas equipes. O Xavante abriu o placar aos 15 minutos. De longe, Anderson Recife soltou uma bomba e marcou um golaço, sem chances para Fabian Volpi. O segundo veio minutos depois, em contra-ataque rápido puxado por Maicky, Marcinho ficou cara a cara com Volpi, e deslocou para marcar.
Atrás no marcados o grená foi para cima, mas não contava com uma noite inspirada do goleiro Gabriel, que fez, pelo menos, oito defesas difíceis e foi o nome da vitória rubro-negra. Aos 43 minutos da primeira etapa, um pênalti cobrado por Álvaro, parou no arqueiro do Brasil. Já no lance seguinte, segundos depois, após escanteio, Emerson Martins diminuiu para o Caxias, fazendo 2×1.
O confronto também foi marcado por um caso que deixou a torcida preocupada. No intervalo, o zagueiro Dirceu precisou ser substituído após passar mal no vestiário. O jogador recebeu uma bolada na barriga e foi levado ao hospital de ambulância.
Com a derrota, o Caxias caiu para a quinta colocação com cinco pontos somados, já o Brasil também chegou a mesma pontuação, mas subiu para a sétima posição. Na quinta rodada, o Grená visita o Internacional, no sábado, às 16h30, no Beira-Rio, enquanto no domingo, o Xavante recebe o Santa Cruz, às 20h, no Bento Freitas.
Grêmio 1 x 0 Juventude
O Grêmio levou a melhor no duelo com o Juventude, venceu por 1×0 e assumiu a liderança do Campeonato Gaúcho. O primeiro tempo foi equilibrado, movimentado e com chances para os dois lados. O único gol da partida foi oriundo de pressão na saída de bola do Papo, que resultou em escanteio. Na jogada, Cristaldo cruzou e Fábio desviou de cabeça.
A etapa final, no entanto, foi marcada por lesões preocupantes. Lucas Wingert, goleiro do Juventude, e André Henrique, atacante do Grêmio, se machucaram no mesmo lance e foram substituídos. O goleiro do Ju precisou de atendimento médico e deixou o campo na ambulância por conta da pancada na face. Além destes, Soteldo saiu de campo com suspeita de lesão muscular.
Com o resultado, o Grêmio assume a primeira colocação, com nove pontos, enquanto o Juventude é o terceiro com seis. O Tricolor volta a campo no sábado, às 19h, contra o Avenida, nos Eucalipitos, já o Juventude tem confronto direto contra o Ypiranga no domingo, às 20h, no Alfredo Jaconi.